HONG KONG

Hong Kong foi uma colónia do Império Britânico desde 1942 a sua soberania ser transferida para a República Popular da China em 1997, sendo o seu nome oficial actual Região Administrativa Especial de Hong Kong da República Popular da China.

É um centro financeiro internacional, com uma economia capitalista altamente desenvolvida, e das mais liberais do mundo. Conhecido pelos seus arranha-céus e pelo seu profundo porto natural, a sua identidade como um centro cosmopolita onde o Oriente encontra o Ocidente reflecte-se na sua gastronomia, cinema, música e tradições.


A minha visita a Hong Kong foi maioritariamente feita depois de regressar do Japão. Antes disso praticamente resume-se a uma noite de copos com os meus novos amigos de Macau e a uma ida para o aeroporto directa da noite. O Lorenzo que também tinha um voo na mesma manhã foi a minha companhia no trajecto que fizemos a dormir eheh.

A zona chamada Central, basicamente a baixa, ou o business district, fez-me lembrar Nova Iorque, uma Manhattan condensada, aliás muitoooo condensada, não tanto pelo aspecto mas mais pela atmosfera, não sei explicar.






À semelhança de Macau e segundo o lema "um país, dois sistemas" a política e a Lei Básica de Hong Kong tem um alto grau de autonomia em quase todas as áreas, apenas a defesa nacional e relações diplomáticas são responsabilidades do governo central em Pequim.

Hong Kong possui o seu próprio sistema legal, moeda, alfândega, direitos de negociação de tratados (como tráfego aéreo e permissão de aterragem de aviões) e leis de imigração próprias, mantém até suas próprias regras de trânsito.

E é muito à frente no que diz respeito à arquitectura, em alguns lugares sentimos que estamos numa cidade do futuro e também achei muito limpa.






A população da cidade é de 95% da chinesa e 5% de outros grupos étnicos. Com uma população de 7 milhões de habitantes e uma área de 1.054 km², Hong Kong é uma das áreas mais densamente povoadas do mundo.


Esta subida ao Pico (The Peak), a onde se pode chegar num elevador/eléctrico, desde a Central em uns meros 10 minutos, deu para ter uma visão panorâmica do centro da cidade.





Na noite da noitada a certa altura apanhámos um taxi, até aqui, tudo normal... também temos disso na europa... mas um táxi com um sistema de telemóveis como aquele nunca tinha visto em lado nenhum... tive de tirar uma fotografia...


Talvez inspirada por tanta tecnologia não resisti a passar por Whan Chai, Causeway Bay e Times Square para umas compras.





Há muito mais para ver em Hong Kong mas a minha passagem era mesmo isso uma passagem e tive que deixar o resto para uma próxima vez.
Como contei, acima, o meu trajecto da viagem foi - Hong Kong - Japão - Hong Kong. Condensei aqui a parte que dizia respeito a Hong Kong, por isso vamos então agora para o Japão.


No comments: