LAOS

O Laos é um país, localizado na Indochina e limitado a norte pela China, a leste pelo Vietname, a sul pelo Camboja, a sul e oeste pela Tailândia e a oeste por Myanmar.

É um país interior, basicamente formado pela planície florestal do mais importante rio do país, o Mekong, a oeste e pelos planaltos escarpados da região central, onde se localiza o ponto mais elevado no monte Phou Bia (2.817 metros), e de toda fronteira leste com o Vietname.




A região que hoje é o Laos foi dominada pelo reino Nanzhao até o século XIV, sucedido pelo reino local de Lan Xang. A dinastia de Lan Xang viu o seu declínio no século XVIII quando a Tailândia assumiu o controle da área setentrional do reino. No século XIX, a França que já dominava o Vietname, assume também o protectorado do Laos, e juntamente com o Cambodja forma a Indochina francesa em 1893. 

Na língua do Laos, o nome do país é "Muang Lao" (ເມືອງ ລາວ) ou "Pathet Lao", que significa "País Lao". Os franceses, que uniram os três reinos do Laos, deram-lhe o plural do nome do grupo étnico (em francês, o "s" final, no final de uma palavra é normalmente silencioso, portanto, seria também pronunciado "Lao").

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Japão invadiu o Laos. Com o fim da guerra, em 1945, o Laos proclamou o fim do protectorado, sob a liderança do rei Sisavang Vong. No entanto, a França só em 1949 é que aceita a alteração do estatuto do país: primeiro tornou-se Estado associado da República Francesa e só em 1954 um reino independente.

Mais tarde a instabilidade política na região causada pela Guerra Fria causou uma guerra civil e diversos golpes de Estado. Em 1975 é proclamada a República e instalado o governo comunista Pathet Lao apoiado pelo Vietname e pela União Soviética destronando o governo do rei Savang Vatthana, apoiado pela França e pelos Estados Unidos.

1. LUANG PRABANG (luaŋ pʰabaːŋ)

A minha ideia inicial era ir do Cambodja para o Laos e daí para o Chiang Mae no norte da Tailândia. Como viram no post anterior desisti de o fazer. Acabei por regressarde Phnom Penh para Bangkok de onde segui para Chiang Mae e foi daí que embarquei para este destino - o Laos.

Mais uma vez do ar consegue-se imaginar a beleza da região.

No aeroporto conheci um grupo de turistas uns ingleses e um israelita, acabei por fazer a viagem divertida na companhia deles.





As paisagens de sonho do Laos...




Um templo que fica no alto de um monte e que é uma canseira subir mas compensa fazê-lo só pela vista...







E a cidade, apesar de tudo e de toda a pobreza da região é agradável. Aqui com o meu recém conhecido Israelita que ia ficar uns dias em Luang Prabang, eu segui com os restantes, que já vou apresentar, para o próximo destino Vang Vien.





2. VANG VIEN

Como contei acima no aeroporto de Chiang Mae conheci um grupo de ingleses cujo destino era Vang Vien... diziam que iam fazer tubing. Lá me "explicaram" mais ou menos o que isso era e lá me convenci a ir com eles à aventura.

Só pela paisagem já valeu a pena... estas fotografias tirei da varanda do quarto do hotel.




Chegámos de noite e acordar de manhã neste ambiente aqueceu-nos a alma!





Outros pormenores de Vang Vien...








E na próxima fotografia o grupo de tubing. Ninguém sabia bem o que nos esperava só sabiamos que iamos entrar no rio numas boias estilo donuts e seriamos levados pela corrente... achámos por bem termos números para facilitar a logistica e ninguém ficar perdido eheh. Se olharam bem para o rio Nam Song, por trás de nós (não se vê bem mas a corrente parecia bem forte), podem imaginar que estavamos um bocado apreensivos embora o ambiente fosse de brincadeira...





E lá fomos... foi super divertido eles eram umas companhias engraçadas e fartámo-nos de gozar. No percurso que desciamos do rio havia bares que nos pescavam e onde se podia apanhar sol, fazer jogos e slide num ambiente muito tipo spring break...



Aqui dá mais ou menos para ver as boias gigantes...




O jogo de volei era mais um pretexto para a chafurdice e eu não me livrei de ser levada para o meio da lama e ficar como se vê... Como zip slides e rope swings eram coisas que não faltavam por ali, depressa passei de enlameada para pendurada numa corda para saltar no rio.





Acabámos por andar por ali desde manhã até à noite... Estar no rio a ser levados pela corrente na noite escura, quando não se vêm sequer as margens consegue ser bastante... impressionante... iamos presos uns aos outros fazendo um cluster de boias e cedo começaram as histórias de assustar...

A primeira era a de que um grupo de turistas tinha virado à esquerda em vez de à direita numa curva do rio e que tinham todos desaparecido, depois a história de que não podiamos falhar o ponto de saída senão não saberiamos como regressar à vila e que talvez essa saída já tivesse ficado para trás, depois ouvia-se água a correr e dizia-se que seriam rápidos mais à frente, depois havia também a conversa da malária porque ali no meio do rio encharcados imaginem o piteu que eramos para os mosquitos... enfim tudo isto sempre num espírito de inconsciente aventura... foi um fim de dia interessante.

O que me encantou mesmo foi estar ali naquele silêncio no meio do mundo e no meio de nada perdida na noite escura num rio no meio do Laos, emocionante têm de admitir...

A certa altura começámos a ouvir vozes na água e de repente somos puxados por umas crinaças cujo trabalho é estarem no rio a recolher os "tubistas", imaginem... Estava tão escuro que nunca as cheguei a ver...

Dali seguimos para um bar com uma fogueira onde nos aquecemos e seguimos para o hotel para um bom banho antes de seguirmos para jantar na cidade que está repleta de bares e restaurantes. No fundo Vang Vien é mais um daqueles paraísos de backpackers da Ásia onde o programa diário passa muito pelo que contei aqui.

3. De VANG VIEN a VIENTIANE

Quando saí de Vang Vien os meus amigos ainda iam ficar mais uns dias, mas apesar de serem divertidos e óptimas companhias os meus planos eram de seguir caminho pois ainda tinha muitos destinos pela frente.

Mais uma vez na viagem não deu para não ficar impressionada com as paisagens...




O autocarro que era podre de velho também era digno de umas fotografias...





4. VIENTIANE vjɛn’tjɑːn

No caminho passei por Vientiane que me parece não ter muito que ver... a não ser o templo Pha That Luang e a Patuxay que foi construída sobre a principal avenida Norte-Sul na década de 1960 para comemorar a independência. É giro chegar ao meio do Laos e olhar ao fundo e parece que estamos em Paris a olhar para o Arco do Triunfo...



5. THA NA LAENG 

A cerca de 20 km de Vientiane temos Tha Na Laeng onde se passa a fronteira para a Tailândia.

Basicamente a minha ideia tinha sido descer o Laos até à fronteira com a Tailândia, seguir para Bangkok e daí apanhar um voo para Singapura... e foi o que fiz, entrei na Tailândia em Nong Khai e segui rumo a Bangkok num Autocarro Vip que uns russos me recomendaram na companhia deles.

No comments: